domingo, 21 de junho de 2015

A DEMOCRACIA DE PÉRICLES

O historiador ateniense Tucídides (460-396 aC) registrou um eloquente discurso de Péricles sobre a democracia. Leia a seguir.
Nossa forma de governo não se baseia nas instituições dos povos vizinhos. Não imitamos os outros. Servimos de modelo para eles.
Somos uma democracia porque a administração pública depende da maioria, e não de poucos. Nessa democracia, todos os cidadãos são iguais perante as leis para resolver conflitos particulares. Mas, quando se trata de escolher um cidadão para a vida pública, o talento e o mérito reconhecidos em cada um dão acesso aos postos mais honrosos.
Nossa cidade institui muitos divertimentos para o povo. Temos concursos, festas e cerimônias religiosas ao longo de todo ano. Isso tudo nos traz prazer de viver e afasta de nós a tristeza. Ao contrário de outros povos, que impõem aos jovens exercícios penosos, nós educamos a juventude de maneira bem mais liberal e amena. A coragem dos atenienses é fruto da alegria de viver, e não da obrigação de cumprir ordens militares. Não nos perturbamos antecipando desgraças ainda não existentes. Porém, no momento do perigo, demonstramos tanta bravura quanto àqueles que passam a vida treinando e sofrendo.

Usamos a riqueza como instrumento para agir, e não como motivo de orgulho e ostentação. Entre nós, a pobreza não é causa de vergonha. Vergonhoso é não fazer o possível para evitá-la.
Todo cidadão tem direito de cuidar de sua vida particular e de seus negócios privados. Mas aquele que não manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerado um inútil.

Em resumos, digo que nossa cidade é uma escola para toda a Hélade, e cada cidadão ateniense, por suas características, mostra-se capaz de realizar as mais variadas formas de atividade.